terça-feira, abril 03, 2007

REALESE DE CAROL ASSEMANY


Carol Assemany
[ R E L E A S E ]

Natural de Ceres, Goiás, Carol Assemany mudou-se para Camaçari, Bahia, aos 03 anos de idade. Aos 13 anos já cantava em rodas de amigos. Dois anos depois foi morar em Salvador, com o objetivo de concluir os estudos (hoje formanda de Terapia Ocupacional), lá conheceu diversas pessoas do cenário musical e teve a oportunidade de fazer suas primeiras apresentações em público, mas ainda sem saber do convite que a música lhe faria.

Carol Assemany cresceu ouvindo o melhor da Música Popular Brasileira e da Bossa Nova: Elis Regina, Tom Jobim, Vinicius de Morares, Chico Buarque de Holanda, João Bosco, Gilberto Gil, Tim Maia, Maria Bethânia, etc. Entretanto, mais recentemente outras vozes passaram a enriquecem o mapa das influências: Adriana Calcanhoto, Zizi Possi, Marisa Monte, Ana Carolina, Berimbrown, Cássia Eller, Maria Rita, Los Hermanos, Billy Holiday, Ella Fitzgerald, Aretha Franklin, etc.

Na adolescência a arte era um hobby, fazer cursos de dança, teatro, canto, era algo comum e despretensioso. Estudou, entre outros cursos, “Terapia Vocal e Canto” no Centro de Música da Bahia - CEMBA e fez o “Curso Livre de Canto” na UFBA - Universidade Federal da Bahia. Participou do “Workshop Técnicas de Canto” com a Silva Pinho, Doutora em Fonoaudiologia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, e responsável pelo Curso de Pós-graduação em Voz do CEFAC - Clínica-Escola em Fonoaudiologia.


Em 2002, a convite de uma conceituada pizzaria de Camaçari, começou a cantar profissionalmente aos fins-de-semana, e mostrou-se pronta para tal missão (Carol Assemany alia uma técnica vocal sofisticada com uma performance marcante). Esse “palco” tornou-se vitrine do seu trabalho e logo surgiram convites para cantar em locais como os Shoppings Riviera e Open Center, Restaurante Recanto do Bob, Flanboyant Bar, Pimenta Malaguetta Bar e Creperia, Bar Anonimato, Sacrecrepe (Salvador), Bar Armazém (Lauro de Freitas), Bar Coqueiral e Casulo (ambos em Aracaju).

Em agosto de 2004 fez sua primeira apresentação de grande porte: O show “Digitais Acústicas” no Boa Boca Mix, que rendeu a gravação do seu 1º CD demo. Em dezembro do mesmo ano, realizou o show “Digitais Acústicas II”, no Clube Social de Camaçari, mesmo palco que passaram Adriana Calcanhoto, Belchior, Lobão, Xangai, Geraldo Azevedo e Djavan. Ainda em dezembro de 2004 a interprete recebeu
o prêmio “Profissionais e Empresas Nota 10”, como cantora revelação.

No primeiro semestre de 2005 teve a primeira oportunidade de cantar profissionalmente em Salvador; no Seven Inn, Rio Vermelho. A convite de Renatinho da Bahia, Carol Assemany fez o show de abertura do “Projeto Renatinho Groove”, um trabalho independente, paralelo ao Grupo É O Tchan, onde o cantor pôde mostrar sua versatilidade como interprete, cantando Pop e MPB.

No segundo semestre de 2005 concretizou o maior feito da sua carreira até então: Lotar a Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Palco respeitadíssimo que já recebeu artistas consagrados do Brasil e do mundo. O show “A Vila do Divino” foi uma homenagem ao aniversário de emancipação de Camaçari, que já foi chamada “Vila do Divino Espírito Santo”. A apresentação teve uma ótima repercussão e rendeu a gravação do seu segundo CD demo, além de seu primeiro DVD demo.

O evento do ano seguinte foi beneficente, no Instituto Sol em Camaçari, e aconteceu em duas edições, o “Carol Assemany Convida” contou com a participação de artistas baianos, cantores e poetas, e foi recorde de arrecadação de alimentos do Instituto Sol.

A necessidade de alçar novos vôos levou a interprete a cantar em outros ares, a capital sergipana foi a escolhida para o lançamento da sua carreira, e em fevereiro de 2007, realiza um evento também beneficente: a “1ª Feijoada com MPB de Aracaju”. E com a cobertura da imprensa local (TV, rádio, jornais e internet) Carol Assemany lota o
Bar Coqueiral na Passarela do Caranguejo.

Em março do mesmo ano participou com o Projeto “Tributo aos Beatles”, na banda Urublues, da IIª Semana Internacional de Cultura de Camaçari, e cantou, junto com outros interpretes, abrindo o show do grande cantor, músico e compositor Zeca Baleiro. Ainda neste evento fez uma participação especial com a banda de blues Clube de Patifes junto com a canja do músico, cantor, compositor e produtor musical canadense Sean Dillon.

Atualmente Carol Assemany está trabalhando na produção do seu primeiro CD solo, com versões dos clássicos da MPB e músicas inéditas de diversos compositores, apostando na diversidade rítmica e conceitual, e na experimentação.

Nenhum comentário: